A contribuição da musicoterapia no contexto brasileiro

Dialogando com jovens sobre educação e saúde

Autores

  • Graziela Carla Trindade Mayer Universidade do Vale do Rio do Sinos, São Leopoldo
  • Jose Roque Junges Universidade do Vale do Rio do Sinos, São Leopoldo
  • Rosangela Barbiani Universidade do Vale do Rio do Sinos, São Leopoldo

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi50.141

Palavras-chave:

educação em saúde, adolescentes, jovens, musicoterapia comunitária, escola

Resumo

Este estudo objetivou conhecer concepções e práticas de saúde do público jovem no contexto escolar, no diálogo com suas expressões e identidades musicais, através da musicoterapia. Foi realizado um estudo qualitativo à luz dos pressupostos da pesquisa‑ação e dos métodos da Musicoterapia: improvisação, composição, recriação e audição. Participaram do estudo 12 jovens, com idade de 13 a 18 anos de uma escola pública do município de São Leopoldo, no sul do Brasil. Os resultados da análise indicam que a música operada, no âmbito da musicoterapia e da saúde Coletiva, proporcionou aos jovens um instrumento potente de expressão e produção de práticas e conhecimentos. Foi possível evidenciar que jovens atribuem diferentes e contraditórios significados à saúde, transitando entre as representações e práticas do padrão hegemônico do modelo biomédico de saúde e projeções autorais do grupo, associadas ao conceito ampliado de saúde. Essas últimas trazem valores como o auto‑cuidado, passando pelo cuidado dos próximos, sobretudo de amigos e família, estendendo‑se ao cuidado com a escola e com o território.

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Publicado

2017-06-01

Como Citar

Mayer, G. C. T., Junges, J. R., & Barbiani, R. (2017). A contribuição da musicoterapia no contexto brasileiro: Dialogando com jovens sobre educação e saúde. Educação, Sociedade & Culturas, (50), 157–175. https://doi.org/10.34626/esc.vi50.141