Práticas artísticas comunitárias e participação cívica e política na ação de três grupos teatrais em Portugal

Autores

  • Hugo Cruz CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto. CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, Évora https://orcid.org/0000-0003-4926-2928
  • Isabel Menezes CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto
  • Isabel Bezelga CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, Évora

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc-104

Palavras-chave:

práticas artísticas comunitárias, participação cívica e política, conceções de teatro

Resumo

As práticas artísticas comunitárias têm-se afirmado como uma arena de tensão construtiva entre proposta artística e perspetivas políticas, educativas, sociais e comunitárias. O território híbrido e diverso destas práticas é o espaço de construção deste estudo, que assenta em entrevistas semiestruturadas e grupos de discussão focalizada com três coletivos de teatro portugueses, oriundos de territórios urbanos e rurais, que desenvolvem, de forma continuada, práticas artísticas comunitárias. Os objetivos do estudo centram-se na identificação das potencialidades e fragilidades emergentes nos processos criativos e na participação associada aos mesmos e na investigação das ligações entre o fazer teatral e a participação cívica e política. As conclusões, decorrentes da análise, permitem identificar três temas e respetivas relações: experiências de participação cívica e política anteriores à integração nos grupos teatrais; conceções de teatro; e efeitos percebidos na participação cívica e política. Discutem-se as conexões entre abordagens teatrais e princípios educativos e comunitários, predisposições associadas à participação cívica e política e os contextos sociais, políticos, educativos e culturais alargados dos grupos. Estes aspetos evidenciam-se no desenvolvimento de conceções de teatro que integram a dimensão política e nos efeitos percebidos (individuais, grupais e comunitários) pelos participantes do estudo.

 

Submetido: 19.07.2020
Aceite: 15.12.2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Afonso, Natércio (2005). Investigação naturalista em educação: Um guia prático e crítico. ASA Editores.

Barbour, Rosaline, & Kitzinger, Jenny (Eds.). (1999). Developing focus group research: Politics, theory and practice. Sage Publications.

Barnes, Samuel, & Kaase, Max (1979). Political action: Mass participation in five western democracies. Sage Publications.

Bauman, Zygmunt (2005). Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Zahar.

Benhabib, Seyla (1999). Citizens, residents and aliens in a changing world: Political membership in the global era. Social Research, 66(3), 709-744. https://www.jstor.org/stable/40971348?seq=1

Berger, Ben (2009). Political theory, political science and the end of civic engagement. Perspectives on Politics, 7(2), 335-350. https://doi.org/10.1017/S153759270909080X

Bezelga, Isabel (2015). Altas vozes. Brincas de Évora: Práticas contemporâneas. Arranha Céus.

Bezelga, Isabel, Cruz, Hugo, & Aguiar, Ramon (2016). La investigación en prácticas de teatro y comunidade: Perspectivas desde Portugal y Brasil. Investigación Teatral, 6(9), 8-26. https://investigacionteatral.uv.mx/index.php/investigacionteatral/article/view/2291

Bidegain, Marcela (2007). Teatro comunitário: Resistencia y transformación social. Atuel.

Bishop, Claire (2011, maio). Participation and spectacle: Where are we now? [Comunicação] Creative Time’s Living as Form, New York, USA. http://dieklaumichshow.org/pdfs/Bishop.pdf

Boal, Augusto (1977). Técnicas latino americanas de teatro popular. Teatro Centelha.

Bourdieu, Pierre (1972). Esquisse d’une théorie de la pratique. Droz.

Brecht, Bertolt (1957/1964). Brecht on theatre. Hill & Wang.

Brecht, Bertolt (1972). Écrits sur le théâtre I-II. L’Arche.

Canclini, Nestor (2003). Culturas híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. EDUSP.

Creswell, John W. (2009). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage.

Cruz, Hugo (2015). Arte e comunidade. Fundação Calouste Gulbenkian.

Cruz, Hugo (2016). Teatro e comunidade: Interseções em contínua construção. Olhares, 4, 24-30. http://olharesceliahelena.com.br/olhares/index.php/olhares/article/view/68

Cruz, Hugo (2019). Arte e esperança: Percursos da iniciativa PARTIS 2014-2018. Fundação Calouste Gulbenkian.

Cruz, Hugo, Bezelga, Isabel, & Menezes, Isabel (2020). Para uma tipologia da participação nas práticas artísticas comunitárias: A experiência de três grupos teatrais no Brasil e Portugal. Revista Brasileira de Estudos da Presença, 10(2), e89422. https://doi.org/10.1590/2237-266089422

Duncombe, Stephen (2016). Does it work? The æffect of activist art? Social Research, 83(1), 115-134. https://www.muse.jhu.edu/article/620873

Ellsworth, Elizabeth (1989). Why doesn’t this feel empowering? Working through the repressive myths of critical pedagogy. Harvard Educational Review, 59(3), 297-324. https://doi.org/10.17763/haer.59.3.058342114k266250

Erven, Eugene Van (2001). Community theatre: Global perspectives. Routledge.

Feixa, Carles, & Leccardi, Carmen (2010). O conceito de geração nas teorias sobre a juventude. Sociedade & Estado, 25(2), 185-204. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922010000200003

Fernández Bustos, Cristián (2006). La ruptura de la exclusividad del gusto a través de la música sinfónica como espacio de integración social para niños y jóvenes de sectores populares: Las orquestas juveniles e infantiles de Chile [Tese de doutoramento, Universidad de Chile]. Repositorio Académico de la Universidad de Chile. http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/106015

Fletcher, Del Roy, & Dalgleish, Karl (2012). An evaluation of the personal effectiveness and employability though the arts project. Centre for Regional Economic and Social Research, Sheffield Hallm University.

Flick, Uwe (1998). An introduction to qualitative research. Sage.

Freire, Paulo (1987). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra.

Gielen, Pascal (2015). The murmuring of the artistic multitude: Global art, politics and post-fordism. Valiz/Antennae Series.

Giroux, Henry (2008). Introducción: Democracia, educación y política en la pedagogía crítica. In Peter McLaren & Joe L. Kincheloe (Eds.), Pedagogía crítica: De qué hablamos, dónde estamos (pp. 17-22). GRAÓ.

Giroux, Henry (2010, 17 de outubro). Lessons from Paulo Freire. The Chronicle of Higher Education. http://chronicle.com/article/Lessons-From-Paulo-Freire/124910/

Guimarães, Joana, & Neves, Tiago (2013). A comunidade dança? Reflexão sobre projetos de intervenção artística em contextos rurais. Educação, Sociedade & Culturas, 40, 147-163.

Harvey, David (2013). Rebel cities: From the right to the city to the urban revolution. Verso Books.

hooks, bell (2019). Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. WMF.

Huybrechts, Liesbeth (2014). Participation is risky: Approaches to joint creative processes. Valiz/Antennae Series.

Katzmair, Harald (2018). Community arts: Network mapping. FasResearch/Community Arts Lab.

Kester, Grant (2011). The one and the many: Contemporary collaborative art in a global context. Duke University Press.

Lawy, Robert, & Biesta, Gert (2006). Citizenship-as-practice: The educational implications of an inclusive and relational understanding of citizenship. British Journal of Educational Studies, 54(1), 34-50. https://doi.org/10.1111/j.1467-8527.2006.00335.x

Malina, Judith (2012). Notas sobre Piscator: Teatro político e arte inclusiva. Edições Sesc.

Marceau, Carole, & Gendron-Langevin, Maud (2015). A emergência de vozes distintas na escola e na comunidade: Práticas singulares de ensino de teatro no Quebec. Revista Brasileira de Estudos da Presença, 5(2), 287-312. https://doi.org/10.1590/2237-266049296

Mason, Paul (2019). Um futuro livre e radioso: uma defesa apaixonada da humanidade. Objetiva Editora.

Matarasso, François (2019). Uma arte irrequieta. Fundação Calouste Gulbenkian.

Menezes, Isabel, Fernandes-Jesus, Maria, Ribeiro, Norberto, & Malafaia, Carla (2012). Agência e participação cívica e política de jovens. In Isabel Menezes, Carla Malafaia, & Norberto Ribeiro (Eds.), Agência e participação cívica e política: Jovens e imigrantes na construção da democracia (pp. 9-26). LivPsic.

Mohanty, Chandra (1994). On race and voice: Challenges for liberal education in the 1990s. Cultural Critique, 14, 179- 208. https://doi.org/10.2307/1354297

Morin, Edgar (1990). O pensamento complexo. Instituto Piaget.

Mouffe, Chantal (1995). Democratic politics and the question of identity. In John Rajchman (Ed.), The identity in question (pp. 33-45). Routledge.

Nardone, Mariana (2010). Arte comunitário: Critérios para su definición. Miríada, 3(6), 47-91. https://p3.usal.edu.ar/index.php/miriada/article/view/24/59

Negri, Antonio, & Hardt, Michael (2014). Declaração: Isto não é um manifesto. n-1 Edições.

Neves, Tiago, & Guedes, Mafalda (2016). A validação e certificação de competências pessoais e sociais. In Maria J. Mota (Coord.), Arte e cidadania em contexto prisional: Percursos do projeto ECOAR (pp. 80-83). PELE.

Nogueira, Márcia (2008). A opção pelo teatro em comunidades: Alternativas de pesquisa. Urdimento, 10, 127-136. https://doi.org/10.5965/1414573101102008127

Oddey, Alison (1994). Devising theatre: A practical and theoretical handbook. Routledge.

Pavis, Patrice (2014). Dictionnaire de la performance et du théâtre contemporain. Armand Colin.

Piscator, Erwin (1968). Teatro político. Civilização Brasileira.

Prentki, Tim (1998). Must the show go on? The case for theatre for development. Development in Practice, 8(4), 419-429. https://doi.org/10.1080/09614529853440

Prentki, Tim, & Preston, Sheila (Eds.). (2009). The applied theatre reader. Routledge.

Putnam, Robert (2001). Bowling alone: The collapse and revival of American community. Touchstone Books.

Pyett, Priscilla (2003). Validation of qualitative research in the “real world”. Qualitative health research, 13(8), 1170-1179. https://doi.org/10.1177%2F1049732303255686

Rancière, Jacques (2005). Estética e política: A partilha do sensível. Dafne Editora.

Raposo, Paulo (2015). Artivismo: Articulando dissidências, criando insurgências. Cadernos de Arte e Antropologia, 4(2), 3-12. https://doi.org/10.4000/cadernosaa.909

Sloman, Annie (2012). Using participatory theatre in international community development. Community Development Journal, 47(1), 42-57. https://doi.org/10.1093/cdj/bsq059

Sprinthall, Norman (1991). Role-talking programs for high-school student: New methods to promote psychological development. In Bártolo Paiva Campos (Ed.), Psychological Intervention and Human Development (pp. 33-38). ICPFD.

Stoer, Stephen, & Dale, Roger (1999). Apropriações políticas de Paulo Freire: Um exemplo da revolução portuguesa. Educação, Sociedade & Culturas, 11, 67-81.

Strauss, Anselm, & Corbin, Juliet (2008). Pesquisa qualitativa: Técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Artmed.

Suess, Astrid (2006). El arte como herramienta de transformación social: Proyectos comunitarios. Encuentros con la expresión. Revista Arteterapia y Artes, 1, 70-75.

Sullivan, John, & Transue, John (1999). The psychological underpinnings of democracy: A selective review of research on political tolerance, interpersonal trust and social capital. Annual Review of Psychology, 50(1), 625-650. https://doi.org/10.1146/annurev.psych.50.1.625

Trilla, Jaume, Gros, Begoña, López, Fernando, & Martín, Maria Jesús (2003). La educación fuera de la escuela: Âmbitos no formales y educación social. Ariel Educacíon.

Turner, Victor (1982). From ritual to theatre. PAJ.

Úcar, Xavier (2000). La evaluación de actividades y proyectos de animación teatral. Relieve, 6(1). https://doi.org/10.7203/relieve.6.1.18713

Wald, Gabriela (2009). Promoción de la salud a través del arte: estudio de caso de un taller de fotografía en “Ciudad Oculta”, la villa Nº 15 de la ciudad de Buenos Aires. Salud Colectiva, 5(3), 345-362. https://doi.org/10.18294/sc.2009.239

Winchester, Joanna (2014). Now someone like me finds me: Gift exchange and reciprocity in community arts at Bankstown Youth Development Service. Asia Pacific Journal of Arts & Cultural Management, 11(1), 3-13. http://apjacm.arts.unimelb.edu.au/article/view/170

Publicado

2021-05-21

Como Citar

Cruz, H., Menezes, I. ., & Bezelga , I. . (2021). Práticas artísticas comunitárias e participação cívica e política na ação de três grupos teatrais em Portugal. Educação, Sociedade & Culturas, (59), 223–247. https://doi.org/10.24840/esc-104