Para Revisores/as
A Sophia Journal usa o processo de dupla revisão cega por pares (double-blind peer review system), no qual o/a autor/a não sabe quem é o revisor/a e vice-versa, porque acreditamos que este sistema é fundamental para assegurar aos/às nossos/as leitores/as a integridade e a qualidade do nosso conteúdo académico. Acreditamos que este método assegura a maior imparcialidade possível do processo de revisão, diminuindo a possibilidade de ocorrerem conflitos de interesse ou existir manipulação.
Para levar a cabo este processo, solicitamos às e aos nossos Revisores e Revisoras que avaliem as submissões, por um lado, de acordo com a relevância, originalidade e importância das mesmas e, por outro, de acordo com parâmetros éticos, e em particular os Princípios Éticos incluídos nas Políticas Editoriais da Sophia Journal, nomeadamente assegurando que a autoria e a co-autoria são propriamente atribuídas, que não existem conflitos de interesse, e que quaisquer referências a trabalhos de outrém são propriamente creditadas. Este processo está baseado em grande medida na confiança, e requer de todas as partes envolvidas que estas actuem de forma ética e responsável.
Para que este método seja eficaz e a privacidade de todos e todas as e os participantes seja salvaguardada, qualquer informação pessoal deve ser tratada com o máximo cuidado e confidencialidade.
Recomendamos igualmente que as Revisoras e os Revisores se familiarizem com as directrizes éticas para Revisoras/es por Pares do COPE (COPE’s Ethical Guidelines for Peer Reviewers)
Todos os artigos teóricos não solicitados submetidos através da chamada de artigos serão sujeitos a processo de dupla revisão cega por pares. As outras modalidades de submissão que publicamos (ensaios visuais, entrevista e recensões críticas) são revistos pela equipa Editorial e não estão sujeitos a processo de dupla revisão cega por pares.
Princípios Éticos
Os Revisores e as Revisoras dos artigos devem ser objectivos/as na sua apreciação e recusar rever artigos se houver um conflito de interesses entre si e o(s) Autor e Autora(s), a investigação destes e/ ou as instituições de financiamento destes.
Os Revisores e as Revisoras devem alertar a equipa Editorial para qualquer trabalho publicado ou submetido cujo conteúdo seja essencialmente análogo ao que está em revisão.
Os Revisores e as Revisoras estão obrigados/as a manter a confidencialidade relativamente a todos os aspectos dos manuscritos, incluindo informação sobre os Autores e as Autoras.
Formulário de Revisão
Os manuscritos têm de ser revistos obrigatoriamente na plataforma OJS da Sophia Journal. As submissões sob revisão são confidenciais. No processo de revisão devem ser tidos em consideração os seguintes elementos:
- O interesse e relevância da submissão relativamente ao escopo do respectivo número da Sophia Journal;
- A relevância para uma audiência alargada;
- A actualidade e consistência da revisão de literatura;
- A inovação conceptual;
- A adequação da metodologia de investigação, se aplicável;
- O rigor na análise dos dados, se aplicável;
- A clareza da escrita.
Publons
Para o reconhecimento público do seu trabalho, a Sophia incentiva os Revisores e as Revisoras a inscreverem-se na plataforma Publons e registarem aí as revisões que tenham efectuado (as quais não serão identificadas, mantendo-se assim o anonimato das mesmas).