Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

Submissão de manuscritos (Conferência): 28 Março 2022

Sophia Journal Volume 7 | Chamada para Artigos | Landscapes of Care: the emergence of landscapes of care in unstable territories | Editoras: Susana Ventura e Andreia Alves de Oliveira | Editor convidado: Armin Linke.

1. Armin Linke, Lake Assal, extraction of salt, Djibouti, Africa, 2012. Courtesy Armin Linke and Vistamare / Vistamarestudio, Pescara / Milano.
 
Prazo para submissão de manuscritos (Conferência): 28 Março 2022
Conferência Internacional (data a confirmar): Junho 2022

Prazo para submissão de manuscritos (Revista): 5 Setembro 2022
Data de publicação (a confirmar): até Dezembro 2022

A Sophia Journal está a aceitar submissões sobre o tema do seu terceiro ciclo temático "Landscapes of Care", abordando a fotografia contemporânea e outras práticas visuais que se debruçam sobre a arquitectura num sentido lato e como esta pode ajudar a cuidar de um planeta em vias de destruição. O conceito de "landscapes of care" tem sido progressivamente adoptado em várias áreas do conhecimento, desde a geografia da saúde até às artes e à arquitectura. Permite-nos entender a arquitectura, e os temas conexos da cidade e do território, enquanto organismos vivos e inclusivos, constituídos por paisagens multifacetadas com espacialidades sociais e organizacionais complexas, que incorporam a diferença e o/a outro/a, tudo o que é estranho, desconhecido, indígena, humano e não humano. O nosso objectivo é explorar os modos em que a imagem pode ser usada enquanto instrumento significativo de investigação sobre as variadas e complexas dimensões socioeconómicas, políticas, históricas, técnicas e ecológicas da arquitectura, cidade e território que testemunham, questionam ou emergem dessas relações de cuidado.

No volume 7 da Sophia Journal e primeiro deste ciclo, abordamos a emergência de “landscapes of care” em territórios instáveis. Estes territórios podem ser, entre outros: o deserto; as áreas geladas; as florestas tropicais; territórios com fronteiras e demarcações incertas, por exemplo entre a terra e a água; territórios habitados por comunidades nativas; territórios cuja configuração foi alterada dramaticamente devido a eventos meteorológicos extremos e recursos escassos, ou cujos recursos naturais são violentamente explorados e violados. Estes territórios contêm informação vital sobre padrões de resistência, flexibilidade, transformação e metamorfose, chamando a atenção para os problemas da vulnerabilidade e resiliência num futuro imprevisível, e ao mesmo tempo abrindo novas perspectivas para o design, incluíndo novas formas de habitar poeticamente o mundo enquanto espaço de encontro entre espécies (seguindo o moto de Donna Haraway “staying with the trouble” e a reinvidicação de Guattari de acordo com a qual “necessitamos novas práticas sociais e estéticas, novas práticas do Eu em relação ao outro/a, ao/à estrangeiro/a, à/ao estranha/o”), protegendo os ecossistemas e entendendo a arquitectura como, mais do que a distribuição de espaços, a distribuição do sensível.

Procuramos submissões que abordem estes temas na forma de artigos teóricos, ensaios visuais, entrevistas, e recensões críticas de publicações, exposições e conferências. Uma selecção de artigos teóricos e ensaios visuais será apresentada, simultaneamente, na Conferência Internacional, organizada paralelamente e em conjunção com o Volume 7 da Sophia Journal. A Conferência terá lugar na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), num formato híbrido (presencial e digital), com organização do Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, em parceria com outras instituições a anunciar.

Instruções de submissão

Para submeter a sua proposta, por favor envie um resumo com 500 palavras (incluíndo referências bibliográficas e um máximo de cinco imagens) e uma biografia concisa de cada autor/a (até 70 palavras cada) até ao dia 27 de Dezembro de 2021. A submissão de resumos é feita exclusivamente na nossa plataforma OJS, através de registo e submissão no seguinte endereço: https://www.up.pt/revistas/index.php/sophia/index

As/os autores/as seleccionadas/os serão notificadas/os até ao dia 1 de Fevereiro de 2022 e terão de submeter um artigo final (entre 3000 a 6000 palavras) ou um ensaio visual (entre 6 a 8 páginas, com 500 a 1000 palavras) até ao dia 28 de Março de 2022.

Após a conferência, os autores serão convidados a editar os seus artigos ou ensaios visuais com base nos comentários dos revisores e nos temas tratados que foram discutidos nos debates realizados enviando a nova versão para publicação até ao final de Outubro de 2021.

Todos os artigos teóricos serão sujeitos ao processo de revisão por pares, também chamado arbitragem científica. As outras modalidades de submissão que publicamos (ensaios visuais, entrevistas e recensões críticas) não estão sujeitas ao processo de revisão por pares. A aceitação de resumos em qualquer das modalidades, que publicamos, não garante a publicação dos artigos finais na revista.

Para mais informação sobre o processo de submissão e as nossas políticas editoriais, por favor visite o nosso website: https://www.up.pt/revistas/index.php/sophia/index

Para qualquer questão:

Por favor contacte as/os Editoras/es através do email: info.sophiajournal@arq.up.pt

Sobre a Sophia Journal

Somos uma revista académica com arbitragem científica, publicada pelo Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo (CEAU) / grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Criada em 2016, a Sophia Journal publica artigos teóricos e ensaios visuais que investigam e pensam criticamente as intersecções entre a imagem e a arquitectura. Entendemos ambos os termos em sentido lato: a imagem da fotografia, pintura, desenho, cinema, video, televisão, novos media; a arquitectura enquanto paisagem, território, cidade, espacialidade, built environment.