Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

CHAMADA ABERTA ESTÁ AGORA ENCERRADA | OBRIGADO PELAS VOSSAS CANDIDATURAS: Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage

Sophia Journal Vol. 8 | Prazo Limite (Conferência): 1 Dezembro 2022 | Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage.

Editores: Hugh Campbell, Mark Durden, Teresa Ferreira, João Leal, Rikke Munck Petersen e Igea Troiani

mceclip0.jpg
1. Álvaro Siza’s ‘Piscina das Marés’, by Mark Durden and João Leal. Leça da Palmeira, Portugal, 2021. Courtesy of the artists

Prazo limite: 1 de Dezembro de 2022
Os autores seleccionados serão notificados até 11 de Janeiro de 2023

Prazo de entrega dos 1ª manuscritos: 11 de Março de 2023
Prazo de entrega dos 2ª manuscritos: 1 de Setembro de 2023  
Prazo de entrega para Apresentação da Confeerência: 10 de Setembro 2023
Conferência Internacional: 15 e 16 de Setembro 2023

Prazo de entrega dos 3ª manuscritos (Revista): 5 de Outubro de 2023 
Data de publicação (tbc): até Dezembro de 2023


Sophia Journal está actualmente a aceitar submissões para o seu terceiro ciclo temático Landscapes of Care, abordando práticas fotográficas e visuais contemporâneas que se preocupam sobre o modo como a arquitectura, entendida num sentido amplo, pode ajudar a curar as relações entre o homem e a natureza, bem como a crise sócio-ambiental em que o planeta vive. 

O conceito de Landscapes of Care tem sido cada vez mais adoptado em diversas áreas do conhecimento, desde a geografia da saúde até às artes e arquitectura, assim como na preservação do património. Neste call interessam-nos práticas visuais que nos ajudem a compreender e documentar a arquitectura moderna e a sua construção e reabilitação, como também a percecionar a cidade e o território como organismos vivos e inclusivos e a reconhecer a importância dos recursos patrimoniais para a sustentabilidade global. 

A arquitectura moderna é um "património em risco", pois pertence a um passado recente que ainda não foi suficientemente reconhecido quer pelas autoridades quer por parte de muitos investigadores e do público em geral. O nosso objectivo é explorar de que modo a fotografia e o filme podem ser utilizados como instrumentos significativos de investigação nas dimensões socioeconómica, política, histórica, técnica e ecológica da arquitectura moderna, da cidade e do território.

Nesta convocatória de artigos e ensaios visuais para este  número da revista Sophia Journal Vol. 8 | Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage - convidamos os autores a submeterem trabalhos teóricos e ensaios visuais sobre arquitetura moderna onde a fotografia e o filme estão presentes de forma significativa.  Projetos descritivos, analíticos e interpretativos, capazes de oferecer uma percepção única e um novo entendimento sobre a arquitectura do moderno, bem como esta foi muitas vezes capaz de responder e reflectir as condições locais da sua produção.  Projectos que são territórios críticos capazes de expandir a nossa compreensão sobre a arquitectura e paisagem do moderno, em termos da sua linguagem, localizações, funções, criadores, patronos e públicos.

Interessam-nos trabalhos fotográficos e cinematográficos que nos permitam reconhecer a dimensão social da arquitectura e da paisagem e compreender a arquitectura como fez Alvar Aalto, “as a great synthetic process of combining thousands of definite human functions” juntamente com o enfoque de Donna Haraway na interacção humana e não humana - novas "naturecultures" capazes de contribuir para uma maior compreensão do potencial da arquitectura e da paisagem do moderno para um equilíbrio e uma interacção mais ecológica e sustentável entre a arquitectura e a natureza. 

Algumas questões de interesse que podem ser tidas em conta ao responder a esta chamada:

  • De que modo a fotografia e o cinema podem ser utilizados para comunicar o tipo de relacionamento existente entre as formas da paisagem e arquitetura moderna e os programas de arquitetura contemporânea e sua apropriação pública

  • De que modo a fotografia e o cinema conseguem oferecer uma perspetiva crítica e poética sobre o mundo atual que habitamos e trazer uma nova compreensão acerca da da paisagem e arquitetura moderna no espaço urbano contemporâneo, bem como documentar o seu significado cultural e os seus valores patrimoniais

  • De que modo a fotografia e o cinema podem ser utilizados para comunicar a forma como a paisagem e arquitetura moderna se relacionam ou confrontam com os programas de projeto urbano, arquitetura e os espaços públicos e a sua apropriação na contemporaneidade

  • De que modo a fotografia e o filme podem comunicar ideias nucleares sobre uma determinada arquitectura, alterando dessa forma a nossa percepção sobre esses espaços arquitetónicos

  • De que modo a fotografia e o filme podem ser utilizados para a identificação e o registo da transformação de um local, ou mesmo 'desbloquear' essa possibilidade - ou seja, de edifícios, paisagens e lugares poderem ser objetos de um processo de reabilitação

  • De que modo a fotografia e o filme podem ser utilizados em estudos diacrónicos sobre a paisagem e arquitectura moderna, ou seja, estudos sequenciais centrados nos padrões de actividades e dos fenómenos que caracterizam esses espaços, bem como nas alterações sociais, culturais e formais que aí ocorrem ao longo de diferentes lapsos de tempo

  • Séries fotográficas e fílmicas que se centram na experiência perceptiva, sensorial e afectiva da paisagem e arquitectura moderna na contemporaneidade.
     

Accepted submissions engage with the issues above in the form of theoretical papers, visual essays, interviews, and critical reviews of publications, exhibitions, and conferences.

The Editorial Team will have the responsibility of doing the first selection of entries (deadline 1 of December 2022) and inform the authors (11 of January 2023) that to proceed with the call they are expected to deliver the first draft / presentation of their paper (between 3000 to 6000 words) or visual essay (length between 6 to 8 pages, plus text between 500 to 1000 words), by the 11 of March 2023

The entries are then to be sent for review, being theoretical entries peer reviewed and visual essays reviewed by the Editorial Team. Authors are informed of the result of reviews by the 6 of May. Theoretical papers and visual essays have to be edited in accordance to the reviewers’ comments until the 17 of June in order to be presented at the International Conference to be held on that month in connection with the 8th issue of Sophia Journal. 

In this way, Sophia Journal brings together each year a diverse group of researchers, architects, visual artists, and curators of international relevance, gathered on its International Conference, in an exercise of joint reflexivity about the intersection between photography and architecture from different perspectives and visual constructs. These international conferences embody an important stage during the process of the annual call and publication of each number of Sophia Journal. This means they enable an active dialogue between researchers, authors and the public, contributing to the identification of new avenues of research and artistic expression related to how photography can be explored as a meaningful instrument of communication, design and inquiry in the world of architecture and today ́s processes of urban change.

The conference will encompass a live and videoconference programme being organised in partnership with the institutions involved.

After the conference authors will be asked to edit their papers or visual essays based simultaneously on the issues raised with the debates that have taken place and the reviewers comments. A new final version for publication will have to be sent for reviewers until the 5 of October, 2023 and they can approve the version with no more modification needed or still suggests further small modifications. If the paper or visual essay is not uploaded by that deadline, it is not included in Sophia Journal.

 

Submission instructions

To submit your proposal please send a 500-word abstract (including references and a maximum of five images) and a short bio for each author (up to 70 words each) by the 1st of December 2022. Submission of abstracts is done through our OJS platform, by registering and submitting at: https://www.up.pt/revistas/index.php/sophia/index

Selected authors will be notified by the 6 of January 2023 that they are expected to deliver the first draft / presentation of their paper (between 3000 to 6000 words) or visual essay (length between 6 to 8 pages, plus text between 500 to 1000 words), by the 6 of March 2023

The entries are then to be sent for review, being theoretical entries peer reviewed and visual essays reviewed by the Editorial Team. Authors are informed of the result of reviews by  the 6 of May. Theoretical papers and visual essays have to be edited in accordance to the reviewers’ comments until the 12 of June in order to be presented at the International Conference to be held on that month in connection with the 8th issue of Sophia Journal. 

We apprise you to strictly follow the guidelines that come into view on Sophia Journal platform under "Submission/Refereeing / For Authors". 

Authors should visit their profile in Sophia Journal platform to check out the comments and
suggestions from the reviewers to be considered. To check the comments, sign in into the platform with your user and password. Your abstract will show the status “revisions required” until the final version of the paper or visual essay is submitted.

After the conference authors will be asked to edit their papers or visual essays based simultaneously on the issues raised with the debates that have taken place and the reviewers comments. A new final version for publication will have to be sent for reviewers until the 5 of October, 2023 and they can approve the version with no more modification needed or still suggests further small modifications. If the paper or visual essay is not uploaded by that deadline, it is not included in Sophia Journal.

Please note that all theoretical papers will be subject to peer review. The other modalities of submissions we publish (visual essays, interviews and critical reviews) are not subjected to peer review. Acceptance of an abstract in any of these modalities does not guarantee publication.

For guidelines on the submission process and our editorial policies, please visit our website at: https://www.up.pt/revistas/index.php/sophia/about/submissions

For any queries:

Please contact our Editors at info.sophiajournal@arq.up.pt