Sophia Journal é uma revista académica internacional de acesso aberto com arbitragem científica, publicada pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) / Grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Portugal (FAUP), em colaboração com a associação Cityscopio e a sua chancela editorial scopio Editions.
OBJECTIVOS E ÂMBITO
Criada em 2016, a revista Sophia Journal publica artigos teóricos e ensaios visuais que investigam e pensam criticamente as intersecções entre a imagem e a arquitectura. Entendemos ambos os termos em sentido lato: a imagem na fotografia, pintura, desenho, cinema, vídeo, televisão e nos novos meios de comunicação; reconhecendo a arquitectura como uma disciplina abrangente e uma prática interessada, por um lado, no espaço real e nas suas experiências percetivas e, por outro lado, na forma como a arquitectura funciona dentro de sistemas maiores: artísticos, sócio-culturais, políticos, históricos e técnicos.
A etimologia da palavra "sophia" está ligada ao conceito de sapiência e de sabedoria: (em grego Σοφία, "sofía") é o que detém o "sábio" e desta palavra deriva também philo+sophia "amor à sabedoria”. Interessa-nos que a Sophia Journal seja um "instrumenta mentis" capaz de colocar questões de forma crítica e inovadora e aprofundar o nosso conhecimento especulativo sobre a arquitectura na sua relação com a imagem, e sobre a imagem na sua relação com a arquitectura.
A Sophia adopta procedimentos de publicação académica padronizados, no entanto, não se limita apenas a trabalhos académicos num formato tradicional, mas inclui também ensaios visuais que são o resultado de uma investigação baseada na prática.
Isto significa que estamos interessados quer em trabalhos tradicionais onde é predominante o texto como modo de escrita, que pode ou não ser combinado com imagens, quer em trabalhos num formato de ensaio visual, o que permite uma maior liberdade imagética e no qual o discurso se realiza predominantemente através da imagem.
POLÍTICAS EDITORIAIS
A Sophia Journal pretende despertar o interesse de diversos criadores com o objetivo de submeterem artigos originais, ensaios visuais, resenhas de livros e outros conteúdos de interesse que ainda não tenham sido publicados.
A publicação está assim aberta à submissão de artigos de diversas áreas de estudo e disciplinas provenientes do universo da Arquitectura, Arte e Imagem, e onde a investigação artística no âmbito da arquitectura está integrada e é considerada relevante.
A plataforma online de Sophia permite aos autores combinar, no formato de Ensaio Visual, texto e imagem, quer fixa quer em movimento, criando assim um espaço de disseminação para a investigação prática onde a imagem está presente de forma significativa, desafiando desta forma o domínio da escrita na investigação académica.
Encorajamos trabalhos que exploram estratégias visuais capazes de integrar aspectos técnicos e artísticos utilizando a imagem, nomeadamente a fotografia, como um dispositivo mental que conduz a uma nova perceção da arquitectura, do espaço e das suas experiências. Ensaios visuais que chamam a atenção para a capacidade de encarnar uma ideia e/ou emoção através de imagens dentro de uma narrativa visual. Trabalhos que podem ser artigos ou ensaios visuais e que permitam (re)descobrir como a arquitectura integra e dá expressão a diversas dimensões - social, política, histórica, técnica e muitas outras.
PROCESSO DE REVISÃO CEGA POR PARES
Os artigos submetidos estão sujeitos a um processo de dupla revisão cega por pares, o que signfica que a identidade, quer das/os revisores/as, quer dos/as autores/as será confidencial durante a totalidade do processo de revisão. Os artigos serão revistos por dois/uas revisores/as. Os artigos submetidos podem ser aceites, rejeitados ou devolvidos com a recomendação de revisão e reasubmissão após o processo de revisão, de acordo com os comentários dos revisores. Por favor, consulte as nossas Directrizes para Revisores/as.
Os ensaios visuais estão sujeitos a revisão editorial, a qual será efectuada por pelo menos dois/duas Editores/as.
NÚMEROS ESPECIAIS DA REVISTA SOPHIA
Para além dos conteúdos regulares da revista, a Revista Sophia pode também publicar números inteiros dedicados a um tema específico. Estes são tratados de forma normal pela equipa editorial da revista, que pode incluir editores convidados.
A regularidade com que são publicados pode variar, e os artigos podem ou não ser encomendados/convidados para fazer parte do conteúdo agrupado. Todos estão sujeitos às normas habituais das políticas editoriais da revista e das políticas de avaliação pelos pares.
Periodicidade
A Sophia Journal publica um número por ano, em formato impresso e digital.
Língua de submissão e publicação
A língua de submissão e publicação é o inglês. Estamos neste momento a considerar estender a submissão e publicação às línguas portuguesa e espanhola.
Custos para Autores/as
A Sophia não cobra taxas de processamento de artigos nem taxas de submissão; a submissão é inteiramente gratuita para as/os autoras/es.
Plágio
Usamos os serviços do programa Crossref Similarity Check e iThenticate para scanear todas as submissões recebidas, antes de encetar o processo de Revisão por Pares. A Sophia reserva-se o direito de recusar todos os artigos que após serem scaneados revelem uma percentagem de similaridade inadequada.
Secções
Introdução ao volume
Editorial pelas/os Editoras/es convidadas/os.
Artigos submetidos em resposta à chamada de artigos, apresentando trabalho de investigação não publicado previamente.
Entrevistas, artigos, revisões ou projectos solicitados pela Equipa Editorial, apresentando trabalho de investigação não publicado, críticas ou actividades científicas na área da arquitectura, arte e imagem.
Artigos submetidos cujo conteúdo não se enquadra no tema específico do número em questão; ensaios visuais e/ou projectos considerados de interesse.
Revisões críticas de publicações, exposições e conferências nas áreas da arquitectura e imagem, escritas por terceira pessoa.
Princípios Éticos
A Sophia Journal está comprometida em assegurar os mais altos níveis éticos na publicação e qualidade dos artigos. A observância e o respeito dos princípios éticos é esperada de todas as partes envolvidas no processo da publicação. Editoras/es, Autoras/es e Revisoras/es estão sujeitas/os, em particular, ao cumprimento dos seguintes princípios (com base no código de conduta "Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors of the Committee on Publication Ethics" – COPE).
Editoras/es: Com base no relatório de revisão das/os revisoras/es, o/a editor/a pode aceitar, rejeitar ou pedir alterações do manuscrito. O/a editor/a tem de assegurar sempre que cada manuscrito é avaliado apenas com base no mérito académico, e que a informação relativa aos manuscritos submetidos pelas/os autoras/es não é revelada a ninguém excepto às/aos revisoras/revisores e outras/os editores, consoante seja apropriado. A/o editor não pode usar informação não publicada na sua própria investigação sem o consentimento expresso do/a autor/a. As/os editoras/es estão obrigadas/os a tomar medidas de resposta razoáveis quando sejam apresentadas queixas sobre ética relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Autoras/es: As/os autoras/es devem apresentar uma descrição precisa da sua pesquisa original, assim como uma discussão objectiva do significado e importância da mesma. As/os autoras/es estão obrigadas/os a assegurar que os artigos que escreveram são originais e que todo o trabalho de outras/os autoras/es ou fontes tenha sido apropriadamente creditado e referenciado. O plagiarismo em qualquer das suas formas é inaceitável: a Sophia Journal usa o software "Turnitin" para a detecção do mesmo. As/os autoras/es não devem submeter o mesmo manuscrito simultaneamente em mais de uma publicação ao mesmo tempo. O/a autor/a designado deve garantir que há mútuo consenso entre todas/os as/os co-autoras/es quanto à aprovação da versão final do artigo e à sua submissão para publicação.
Revisoras/es: A informação relativa aos manuscritos submetida pelas/os autoras/es deve ser mantida em confidencialidade. Informação privilegiada ou ideias obtidas através de arbitragem científica não podem ser usadas para vantagem pessoal. Se a/o revisora/o seleccionada/o considerar que não é qualificada/o para rever a investigação apresentada num manuscrito, ela/e deve escusar-se do processo de revisão. Se o revisor/a considerar que não possui as condições necessárias para completar a revisão dentro do prazo estipulado, esta informação deverá ser comunicada ao/à editor/a imediatamente. As revisões devem ser feitas objectivamente e os comentários formulados com clareza e fundamentados em argumentos. Os/as revisores/as não devem aceitar rever manuscritos em que exista qualquer conflito de interesse da sua parte.